sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Quatro propriedades da água que contribuem para adequação da Terra a vida.

1 - Comportamento coesivo.

As moléculas de água ficam próximas uma das outras, devido às ligações de hidrogênio. Essas ligações mantêm a substância unida. - COESÃO.


As forças de coesão (entre moléculas de água) e adesão (entre água e superfícies sólidas) em um sistema solo e água. Como a seguir:



A adesão da água às paredes da célula pelas ligações de hidrogênio ajuda a resistir à força da gravidade.
a coesão resultante das ligações de hidrogênio entre as moléculas da água ajuda a manter a coluna de água dentro das células.







Tensão superficial

Na interface entre a água e o ar, há um arranjo ordenado de moléculas de água, unidas por ligações de hidrogênio entre elas e com a água abaixo. Isso a faz se comportar como se estivesse revestida por uma película invisível.
Alguns artrópodes pequenos caminham sobre a água, a tensão superficial da água, resultante da resistência coletiva das ligações de hidrogênio, permite que eles caminhem sobre a superfície de uma açude por exemplo.

imagem https://brasilescola.uol.com.br/amp/quimica/tensao-superficial-agua.htm.


2 - habilidade de moderar a temperatura.

A moderação da temperatura pela água.

A água modera a temperatura do ar absorvendo o calor do ar, mais quente e, liberando o calor armazenado para o ar, mais frio.

O alto calor especifico da água.

o calor específico de uma substância é definido como a quantidade de calor que precisa ser absorvida ou perdida para 1 g daquela substância mudar sua temperatura em 1°C. Devido ao elevado calor específico da água em relação aos outros materiais, a água muda menos a temperatura do que outros líquidos ao absorver ou perder uma determinada quantidade de calor.



3 - expansão sob congelamento.

Resfriamento evaporativo.

As moléculas de qualquer líquido permanecem juntas por que se atraem umas pelas outras. as moléculas que se movem rápido o suficiente para superar essas atrações podem sair do líquido e entrar no ar como gás (vapor) - vaporização ou evaporação.
A medida que um líquido evapora, a superfície restante esfria (sua temperatura cai). Esse resfriamento evaporativo ocorre porque as moléculas mais quentes, aquelas com a maior energia cinética, são as que mais provavelmente se tornam gás. Como exemplo a evaporação do suor da pele humana dissipa o calor do corpo e ajuda a prevenir o superaquecimento em dias quentes ou quando uma atividade árdua gera calor excessivo.

Flutuação do gelo sobre a água líquida.
                                                                                          

O gelo flutua em água líquida. O gelo é uma estrutura espaçosa, o gelo tem menos moléculas do que o volume igual de água líquida. Em outras palavras, o gelo é menos denso do que a água líquida. O gelo flutuante se torna uma barreira térmica que protege a água líquida abaixo do ar frio. Essa habilidade do gelo flutuar devido a sua menor densidade é um fator importante para adequação do ambiente para a vida. Se o gelo afundasse, então todos os açudes, lagos e até oceanos acabariam congelando, com isso a vida como a conhecemos seria impossível na Terra.

4 - versatilidade como solvente.

O solvente da vida.

A água é um solvente muito versátil, qualidade explicável pela polaridade da molécula da água.



A molécula que sustenta toda a vida

Veja alguns pontos importantes para iniciarmos nossos estudos:
  • a água torna a vida possível.
  • 3/4 da superfície da terra estão cobertos por água.
  • é fundamental para todos os seres vivos.
  • a água é a única substância comum que existe no ambiente natural em todos os 3 estados físicos da matéria.
Observe a seguir a figura:



Podemos observar a água em estado sólido na forma de gelo no cume da montanha, em vapor logo abaixo e no lago na sua forma líquida.