terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Herança autossômica monogênica

 Resumo dos termos na Herança Monogênica.





Exemplo de cruzamento entre indivíduos heterozigotos


E na herança monogênica dominante?


Veja no quadro a seguir um exemplo de cruzamento



sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Vamos falar sobre heredogramas?

Os heredogramas são uma representação gráfica de uma ou mais características genéticas que ocorrem em uma certa família. São usados para analisar o padrão de herança de uma característica particular em uma família. Através dela é possível observar o comportamento de um determinado gene. São conhecidos também como árvore genealógica.

Veja a seguir os esquemas.




quinta-feira, 10 de novembro de 2022

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA AJUDAR A FIXAR O CONTEÚDO ABORDADO.

 



CONFIRA AS RESPOSTAS COMENTADAS!




Pequeno vocabulário de genética (parte 1)

  • Genótipo - constituição genética
  • Fenótipo - características observáveis, como fisiológicas, morfológicas e de natureza bioquímica.
  • Alelos - versões de um gene.
  • Homozigoto - 2 alelos idênticos RR
  • Heterozigoto - 2 alelos diferentes Rr.
  • Gene -  unidade separada de informação hereditária em uma sequencia específica constituída em uma sequencia especifica de nucleotídeos no DNA ( ou RNA em vírus).
  • Herança monogênica - associadas a apenas um gene, há 2 alelos um dominante e outro recessivo.


terça-feira, 8 de novembro de 2022

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Quadro de Punnett

Método desenvolvido em 1905 pelo geneticista britânico Reginald Crundall Punnett. Esse método assegura que poderemos considerar todas as possíveis combinações de gametas quando calculadas as frequências esperadas de genótipo. O esquema é desenhado manualmente e utiliza letras maiúsculas para alelo dominante e letras minúsculas para alelo recessivo. No exemplo a seguir nosso alelo dominante será a letra R e o alelo recessivo  a letra r. Vejamos como ficará um cruzamento de gametas heterozigotos Rr.



domingo, 30 de outubro de 2022

Lei de Segregação ou Primeira Lei de Mendel

Dominância e Recessividade??? 

Quando Mendel cruzou flores violetas com flores brancas, a geração resultante F1 apresentou apenas flores violetas, o que teria acontecido com a contribuição genética das flores brancas? Para responder essa pergunta ele permitiu a autopolinização da geração da F1 e plantou as sementes. Observe a seguir o resultado obtido por Mendel.


Diante destes resultados conclui-se que existia determinada característica da geração P que voltava a se manifestar apenas na geração F2 (aqui a flor branca). Essa variação foi chamada de recessiva, enquanto a variação da característica que se mantinha presente ao longo das gerações recebeu o nome de dominante.

O fator de herança para a característica recessiva (flor branca) não foi destruído, deletado ou misturado na geração F1, mas foi meramente mascarado pela presença da característica das flores violetas, que é a característica dominante.


Nossos estudos seguem nas próximas postagens... Deixem suas dúvidas nos comentários!

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Genética

Para iniciar os estudos em genética devemos conhecer o pai da dela. O monge austríaco agostiniano Gregor Mendel (1822-1884), é considerado o pai da genética pois realizou estudos sobre a hereditariedade com ervilhas. E por que ele usou ervilhas, a Pisum sativum
A resposta é simples, a ervilha têm características que facilitam sua observação. vejamos quais:
  • Fácil cultivo.
  • Produz muitas sementes.
  • Ciclo de vida curta.
  • As flores possui cores e formatos definidos.
  • Apresentam autofecundação.
  • facilidade de realização de polinização artificial.

Trabalho de Mendel

Nos estudos de Mendel foram observadas 7 características (ou traços):
  • Forma da semente: lisa e rugosa.
  • cor da semente: amarela e verde.
  • cor da flor: púrpura e branca.
  • forma da vagem: inflada e contraída.
  • cor da vagem: verde e amarela.
  • posição das flores: axilar e terminal.
  • altura do caule: longo e baixo.
Mas para facilitar os estudos vamos analisar apenas uma característica a cor da flor.
Mendel cruzou duas variedades puras de ervilhas: flor roxa e flor branca.
Esses caracteres flor violeta e flor branca é chamada de pura, ao cruzar flor violeta com flor da mesma cor por várias vezes as gerações produziram apenas a mesma variedade. Esse experimento de Mendel entre flores puras é chamado de hibridização.

Procedimento

Ele removeu as anteras da flor violeta e transferiu o pólen da flor branca para a flor violeta, e depois fez ao contrário. A antera do estame foi removida para evitar a autofecundação. 

Observe os diagramas a seguir:

          







                            

Os progenitores puros são chamados de geração P, geração parental. sua descendência é F1 e a autopolinização de F1 é chamada de F2, que veremos na próxima postagem.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Livro lindo e bacana!

O livro que vou indicar aqui é muito legal.

"As cientistas 50 mulheres que mudaram o mundo", escrito e ilustrado por Rachel Ignotofsky. Editora Blucher.

Gente é sério,  esse livro é uma graça super ilustrado e conta as história de 50 mulheres fortes, inteligentes e guerreiras.

Logo de cara temos Hipátia de Alexandria a primeira matemática que se tem notícias. Além das mais conhecidas  como Marie Curie e Rosalind Franklin. 

Tive uma sala com 6 alunas em um colégio pequeno (sai de lá a muito tempo) e levei esse livro para trabalhar com elas na semana de exposição do colégio a ideia era que escolhessem algumas cientistas e confeccionar um stand expondo os trabalhos delas. Mas infelizmente no meio do caminho eles cancelaram a exposição. Mas ainda tenho vontade de fazer isso quando tiver oportunidade. 





Vale a pena!

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Ciclose - movimento celular

Movimento do citoplasma em células vegetais para facilitar o acesso dos cloroplastos, a parte mais iluminada, para realização da fotossíntese. 
Não é lindo?
Vídeo de arquivo pessoal.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Modelo didático para membrana plasmática

Para ensinar citologia devemos recorrer a vários recursos como mídias, fotos, aulas práticas e materiais didáticos. O que pode ser mais caro, mas isso pode ser mudado usando a criatividade. Esse modelo eu fiz com massa de biscuit, mas os alunos podem criar com massinha mesmo e olha só como fica bacana! Claro é só uma ideia use da criatividade. Compartilhe aqui o resultado.