Método desenvolvido em 1905 pelo geneticista britânico Reginald Crundall Punnett. Esse método assegura que poderemos considerar todas as possíveis combinações de gametas quando calculadas as frequências esperadas de genótipo. O esquema é desenhado manualmente e utiliza letras maiúsculas para alelo dominante e letras minúsculas para alelo recessivo. No exemplo a seguir nosso alelo dominante será a letra R e o alelo recessivo a letra r. Vejamos como ficará um cruzamento de gametas heterozigotos Rr.
terça-feira, 1 de novembro de 2022
domingo, 30 de outubro de 2022
Lei de Segregação ou Primeira Lei de Mendel
Dominância e Recessividade???
Quando Mendel cruzou flores violetas com flores brancas, a geração resultante F1 apresentou apenas flores violetas, o que teria acontecido com a contribuição genética das flores brancas? Para responder essa pergunta ele permitiu a autopolinização da geração da F1 e plantou as sementes. Observe a seguir o resultado obtido por Mendel.
Diante destes resultados conclui-se que existia determinada característica da geração P que voltava a se manifestar apenas na geração F2 (aqui a flor branca). Essa variação foi chamada de recessiva, enquanto a variação da característica que se mantinha presente ao longo das gerações recebeu o nome de dominante.
O fator de herança para a característica recessiva (flor branca) não foi destruído, deletado ou misturado na geração F1, mas foi meramente mascarado pela presença da característica das flores violetas, que é a característica dominante.
Assinar:
Comentários (Atom)

