quarta-feira, 30 de março de 2022

Botânica na sala de aula

Quando falamos do Reino Plantae tem infinitas coisas lindas para mostrar. Mas como podemos fazer isso de forma mais atraente para os alunos? A seguir algumas dicas para se maravilhar em suas aulas! Ah como a Botânica é linda. Ao iniciar os estudos sobre as plantas, sempre começamos com as fofinhas das Briófitas, nossas primeiras plantas terrestres. Se você mora em uma região com fácil acesso aos musgos ótimo. Caso contrário, existem lugares qu vendem bandejas com vários musgos. Com os musgos em mãos você pode se criar uma prática de identificação das principais partes da estrutura da vegetal. Faça exicatas com os alunos e use lupas manuais que ajude a visualizar a estrutura vegetal. Explore com eles e mostre como as Briófitas são lindas de perto.

sábado, 12 de março de 2022

Aula Prática: Meio de cultura

 Vamos montar um meio de cultura caseiro?

Essa prática pode ser utilizada  nas aulas sobre o Reino Monera e Reino Fungi.

Materiais necessários

  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 1 tablete caldo de carne
  • 1 recipiente para preparar a gelatina e uma colher
  • 1 recipiente para deixar a cultura crescer: pode ser placas de petri de vidro ou descartáveis ou aquelas embalagens para tomate cereja. A tampa deve ser transparente.
  • 1 caixa de sapato encapada com papel pardo (será nossa estufa para crescimento dos microrganismos).
Procedimento:

Prepare a gelatina como está na embalagem. Depois de preparada antes de levar na geladeira dissolva o tablete de caldo de carne na gelatina, coloque na placa de petri (ou em outro recipiente, como mencionado anteriormente). Ah lave bem esse recipiente antes de colocar a gelatina preparada. E agora sim pode colocar na geladeira. Para deixar na geladeira é interessante que ela seja bem fechada para não contaminar sua cultura antes da aula.

Quando ela apresentar uma consistência firme retire da geladeira e já está pronta para usar.

Para fazer a coleta de amostras use um cotonete, daí pode pedir aos alunos escolher locais onde eles querem passar o cotonete. Um cotonete para cada amostra.

Apenas passe o cotonete no local escolhido e esfregue com cuidado no meio de cultura. Divida o meio em quatro partes fazendo um riso suave. E em cada passe um cotonete diferente de locais diferentes.

Depois da coleta, coloque o meio de cultura na caixa encapada de sapato e guarde em algum lugar que não receba ventilação. Pode demorar cerca uma semana para começar a apresentar as primeiras colônias de bactérias e fungos

Dica: Faça essa prática primeiro antes da aula para saber quanto tempo pode demorar e se tiver alguma coisa para alterar. 

Para identificar os locais de retiradas das amostras, escreva antes em baixo do recipiente os números de 1 a 4. E anote em outro lugar o que corresponde essa numeração.

Materiais necessários (1 envelope apenas)



Dissolvendo o caldo


pronto para ir na geladeira

Olha que linda essa cultura!
os alunos colocaram um fio de cabelo no dia.

Comente aqui depois como foi sua prática! Compartilhe!

 Como observar células em mitose!

Materiais necessários:

  • alho em crescimento (como na foto)
  • ácido clorídrico 1 M
  • azul de toluidina
  • pinça
  • pires ou vidro de relógio
  • lâminas e lamínulas
  • microscópio
  • tesoura
  • recipiente com água (conta gotas)
Finalidade dessa prática: observação das células do meristema apical do alho e ao mesmo tempo utilizar de técnicas básicas de coloração e utilização do microscópio.






Antes de iniciar o procedimento escolha um dente de alho perfeito. Corte a base com cuidado e coloque para crescer as raízes - como está na foto. Elas deverão estar prontas para cortar a partir do terceiro a quarto dia(observe todos os dias pois a base do alho deve estar imersa sempre na água). 
No terceiro ou quarto dia de crescimento, corte as pontas no tamanho de 1cm cada (melhor horário é entre as 10hs da manhã até 12hs). Coloque ácido clorídrico no tubo de ensaio e deixe as pontas dentro por 20 a 30 minutos. Retire e lave-as com água pode ser destilada, corrente ou ainda mineral. Utilize o vidro de relógio para lavar as pontas.

Manuseie as pontas com cuidado pois depois da ação do ácido elas ficam bem frágeis.

Escolha duas pontas já lavadas e coloque na lâmina de microscopia, pingue duas gotas de azul de toluidina e pressione com a lamínula. Retire o excesso de corante com papel toalha e pode observar no microscópio.

Agora divirta-se!

É bom lembrar que essa prática deverá ser feitas antes da aula para ter noção do tempo que leva e como ela ficará.

Uma dica é deixar as pontas crescendo na própria escola e na hora da aula cortar as pontas.

Elas não podem ficar mais de 30 minutos no HCl 1M elas podem se desfazer.