domingo, 30 de outubro de 2022

Lei de Segregação ou Primeira Lei de Mendel

Dominância e Recessividade??? 

Quando Mendel cruzou flores violetas com flores brancas, a geração resultante F1 apresentou apenas flores violetas, o que teria acontecido com a contribuição genética das flores brancas? Para responder essa pergunta ele permitiu a autopolinização da geração da F1 e plantou as sementes. Observe a seguir o resultado obtido por Mendel.


Diante destes resultados conclui-se que existia determinada característica da geração P que voltava a se manifestar apenas na geração F2 (aqui a flor branca). Essa variação foi chamada de recessiva, enquanto a variação da característica que se mantinha presente ao longo das gerações recebeu o nome de dominante.

O fator de herança para a característica recessiva (flor branca) não foi destruído, deletado ou misturado na geração F1, mas foi meramente mascarado pela presença da característica das flores violetas, que é a característica dominante.


Nossos estudos seguem nas próximas postagens... Deixem suas dúvidas nos comentários!

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Genética

Para iniciar os estudos em genética devemos conhecer o pai da dela. O monge austríaco agostiniano Gregor Mendel (1822-1884), é considerado o pai da genética pois realizou estudos sobre a hereditariedade com ervilhas. E por que ele usou ervilhas, a Pisum sativum
A resposta é simples, a ervilha têm características que facilitam sua observação. vejamos quais:
  • Fácil cultivo.
  • Produz muitas sementes.
  • Ciclo de vida curta.
  • As flores possui cores e formatos definidos.
  • Apresentam autofecundação.
  • facilidade de realização de polinização artificial.

Trabalho de Mendel

Nos estudos de Mendel foram observadas 7 características (ou traços):
  • Forma da semente: lisa e rugosa.
  • cor da semente: amarela e verde.
  • cor da flor: púrpura e branca.
  • forma da vagem: inflada e contraída.
  • cor da vagem: verde e amarela.
  • posição das flores: axilar e terminal.
  • altura do caule: longo e baixo.
Mas para facilitar os estudos vamos analisar apenas uma característica a cor da flor.
Mendel cruzou duas variedades puras de ervilhas: flor roxa e flor branca.
Esses caracteres flor violeta e flor branca é chamada de pura, ao cruzar flor violeta com flor da mesma cor por várias vezes as gerações produziram apenas a mesma variedade. Esse experimento de Mendel entre flores puras é chamado de hibridização.

Procedimento

Ele removeu as anteras da flor violeta e transferiu o pólen da flor branca para a flor violeta, e depois fez ao contrário. A antera do estame foi removida para evitar a autofecundação. 

Observe os diagramas a seguir:

          







                            

Os progenitores puros são chamados de geração P, geração parental. sua descendência é F1 e a autopolinização de F1 é chamada de F2, que veremos na próxima postagem.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Livro lindo e bacana!

O livro que vou indicar aqui é muito legal.

"As cientistas 50 mulheres que mudaram o mundo", escrito e ilustrado por Rachel Ignotofsky. Editora Blucher.

Gente é sério,  esse livro é uma graça super ilustrado e conta as história de 50 mulheres fortes, inteligentes e guerreiras.

Logo de cara temos Hipátia de Alexandria a primeira matemática que se tem notícias. Além das mais conhecidas  como Marie Curie e Rosalind Franklin. 

Tive uma sala com 6 alunas em um colégio pequeno (sai de lá a muito tempo) e levei esse livro para trabalhar com elas na semana de exposição do colégio a ideia era que escolhessem algumas cientistas e confeccionar um stand expondo os trabalhos delas. Mas infelizmente no meio do caminho eles cancelaram a exposição. Mas ainda tenho vontade de fazer isso quando tiver oportunidade. 





Vale a pena!