quarta-feira, 12 de julho de 2023

Estudo dos Cromossomos

     Cada célula humana contém cerca de 2 metros de DNA, e o núcleo celular tem somente 5-8 μm de diâmetro. Dobrar todo esse material em um espaço tão pequeno é o equivalente a tentar dobrar 40 km de um fio em uma bola de tênis.

    Nos eucariontes, o DNA encontra-se associado a proteínas denominada histonas, as quais desempenham um importante papel na organização e na regulação da atividade do DNA no núcleo.

DNA + proteínas = nucleossomos

cromatina - complexo desenrolado com algumas porções um pouco mais condensadas.

eucromatina - região desespiralizada.

heterocromatina - metabolicamente inativa.


http://arquivo.ufv.br/dbg/genetica/cap1.htm acesso 27 de junho de 2023.


Quando a célula está prestes a se dividir, a cromatina é duplicada - cada cromossomo gera uma cópia de si - passando a se enrolar sobre si mesma torna-se mais condensada - cromátide-irmã. Essas cromátides se unem por constrição ou centrômero. Assim, a estrutura formada por 2 cromátides - irmãs unidas pelo centrômero é conhecido como cromossomo.

    Na ponta de cada cromossomo possuem uma região denominada telômero, importante na manutenção da estrutura dos cromossomos.






Classificação dos cromossomos de acordo com a posição do centrômero:




Função dos cromossomos: é de portar os genes, a unidade funcional da hereditariedade. Um gene é, normalmente definido como um segmento de DNA que contém as instruções para produzir uma determinada proteína.


Nenhum comentário:

Postar um comentário